O Transporte #1, #2, 2009-2010
Instalação
piano, aparelhos celulares, talha elétrica, circuito elétrico e eletrônico

Exibições
- Produzido e exibido na residência artística Red Bull House of Art, 2009. Pesquisa iniciada na residência artística do LABMIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo)
- Mostra Sesc de Artes 2010

Sobre
Nesta instalação, o público é convidado a ativar a queda de um piano a partir de uma ligação telefônica para dois números de celular disponíveis no espaço expositivo. Dentre muitos outros fatores, esta instalação preocupava-se em transferir ao público certo grau de responsabilidade nesta interação com um objeto de 400kg que se desloca no ar.
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"Em O Transporte #1, Claudio Bueno dá prosseguimento às suas pesquisas ligadas à utilização da tecnologia embutida em telefones celulares. A partir do projeto Casa Aberta, apresentado no início de sua residência no RBHOA, ao invés de procurar a sofisticação de software ou hardware, aponta ironicamente para um uso acessível, que se entende a uma interação possível a partir de um aparelho qualquer - vale dizer, inclusive sem consumo de crédito. Se antes o objeto da interação operava na quebra de limites entre espaços públicos e privados, neste caso, a motivação da interação se dá a partir do transporte de um piano, pendurado no espaço expositivo.

Não é sempre que se percebe uma relação "causa-consequência" tão interessante nos trabalhos associados à interatividade ou às novas mídias. Em O Transporte, os eventos disparados pela interação nos sugerem riscos, envolvem responsabilidades por parte do público que aciona o sistema. Isso se faz sentir através de uma consciência de interação que se nota de forma imediatamente visual, mas que causa interesse em especial pelo deslocamento físico de um grande volume. Trata-se de um objeto que simboliza de forma arquetípica a idéia comum de peso (e a perspectiva de acidente decorrente de seu transporte aéreo). Mas também suscita pensamentos sobre a harmonia (como objeto decorativo que habita espaços sofisticados) ou como instrumento que gera uma produção musical associada à delicadeza e requinte.

O Transporte #1 comporta bem estes extremos, que também nos deixa entrever um uso irônico dos sistemas de comunicação sem-fio em uma inquietante ocupação do espaço físico, em ações remotas, que unem o fluxo da imaterialidade às coisas do mundo."

Lucas Bambozzi e Maria Montero - texto dos curadores para a ocasião da residência artística Red Bull House of Art

Referências
Rebecca Horn, Concert For Anarchy, 1990
John Cage, Concerto for Prepared Piano and Chamber Orchestra 1/3, início 1940.

 
 
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